Secretaria de Mobilidade cassa 97 permissões do transporte opcional em Natal
02/09/2025
(Foto: Reprodução) STTU cassa 95 permissões de transporte opcional
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) cassou 97 permissões do transporte público opcional de forma definitiva. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município.
(Correção: o g1 errou ao informar que 95 opcionais tiveram a permissão cassada. Na verdade, foram 97 opcionais com a permissão cassada. A informação foi corrigida às 11h07)
Segundo a STTU, a medida atinge permissionários que não realizaram a vistoria veicular obrigatória nem a atualização cadastral previstas na operação “Rodar Legal Não é Opcional”, lançada em junho.
O prazo inicial era de 60 dias, contados a partir de 10 de junho, para agendamento eletrônico das vistorias e regularização documental.
📳 Clique aqui para seguir o canal do g1 RN no WhatsApp
Em 8 de agosto, após a greve dos servidores do Detran/RN, o prazo foi prorrogado por mais 10 dias, estendendo a data final para cerca de 20 de agosto. Ainda de acordo com a secretaria, quem não compareceu dentro do prazo perdeu a permissão e não poderá mais circular legalmente como transporte opcional em Natal.
“Nós fizemos um checklist para que cada permissionário tivesse a oportunidade de se regularizar. Essas cassações foram de quem realmente não conseguiu sanar os itens previstos em lei para que o opcional pudesse continuar operando”, afirmou o secretário adjunto da STTU, Saulo Spinelly.
Natal possui 186 permissões para o transporte opcional. Deste total, apenas 139 estavam ativos, ou seja, circulando. Outros 47 já não circulavam por motivos diversos como morte do permissionário, por exemplo.
Do total de 186 permissões, 97 foram cassadas por irregularidades na documentação. A prefeitura informou que o serviço não foi afetado porque os itinerários das linhas em operação foram ampliados.
“A população não será prejudicada, o transporte opcional será mantido em todas as linhas. Quem teve a permissão cassada não receberá uma nova autorização, já que estamos em processo de licitação do transporte municipal”, completou Spinelly.
De acordo com a secretaria, veículos que passaram na vistoria receberam um selo no para-brisa, indicando regularização junto à STTU. Esses aceitam o pagamento da passagem por meio do NatalCard. Já os irregulares não têm o selo e ficam impedidos de rodar.
O Sindicato do Transporte Opcional Público de Passageiros do RN informou que só vai se pronunciar após manifestação das cooperativas.
Secretaria de Mobilidade cassa 95 permissões do transporte opcional em Natal
Vinicius Marinho/Inter TV Cabugi
Veja os vídeos mais assistidos do g1 RN
a